-
Arquitetos: Leku Studio
- Área: 16180 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:DEL RIO BANI
-
Fabricantes: Adobe Systems Incorporated, AutoDesk, ESCOFET, Fundúctil Tàrrega S L, Robert McNeel & Associates
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Eixample de Barcelona, caracterizado por seu tecido uniforme, regular e extenso, mostra uma cidade sólida, mista e altamente densificada, com um espaço público consolidado que enfrenta a necessidade de se reprogramar para responder a uma nova realidade social, ambiental e econômica em rápida mudança.
A falta de espaços verdes urbanos e de lugares de encontro, somada à situação de emergência climática, aos altos níveis de poluição e às demandas sociais, impulsiona uma nova ordem que atrai uma cidade mais humana, confortável e saudável.
O Programa Superilles representa uma das transformações urbanas mais ambiciosas da cidade, com um plano que restabelece a ordem urbana, agrupando as manzanas. O planejamento centrado nas pessoas possibilita a conquista de novos espaços públicos, criando praças de proximidade nos chanfros, corredores verdes e nas ruas que antes eram rodovias urbanas.
O escopo do plano é extenso e a transformação requer uma implantação progressiva e consensual. O teste de soluções, a reversibilidade e a flexibilidade são ingredientes essenciais do processo e, para isso, é necessário estabelecer novas ferramentas de planejamento urbano nas quais o Leku Studio vem trabalhando nos últimos anos.
A Superilla de Sant Antoni é um exemplo desse trabalho, no qual o desenho urbano especializado a serviço do processo de transformação tornou eficaz a extensão progressiva e flexível da Superilla no bairro.
Flexível, modular e adaptável
Reversibilidade total, adaptabilidade e reciclagem dos elementos utilizados são a premissa da ação. Para isso, é elaborada uma estratégia que incorpora um Kit de elementos agregados de mobiliário urbano, um livro de critérios gráficos e uma metodologia de implementação e gerenciamento.
Critérios gráficos e sinalização
Define-se a linguagem gráfica, a sinalização e a tabela de cores, bem como o módulo que, como uma malha extensível, desenha a base da nova distribuição. Isso serve como um guia para a implementação do padrão e dos elementos urbanos. O novo bloco gráfico é espalhado seguindo a malha, redistribuindo os espaços na estrada.
Elementos de mobiliário urbano adaptáveis
As peças adaptativas são projetadas seguindo a modulação estabelecida pela malha da base, sendo facilmente agregadas e combináveis entre si e oferecendo numerosos arranjos. Esses conjuntos são fundamentais para a integração e extensão do verde urbano, bem como para a estruturação de espaços. O uso de materiais em sintonia com meio ambiente e sistemas de irrigação eficientes garantem a sustentabilidade da ação.
Social, saudável e progressivo
O desenho urbano especializado a serviço do processo de transformação tornou eficaz a extensão progressiva e flexível da Superilla de maneira participativa e consensual.
Onde costumava haver carros, agora existe uma nova praça cheia de vida e verde. O ruído predominante do veículo foi substituído por jogos infantis e conversas animadas entre vizinhos. A mudança do modelo já é eficaz, mas a transformação continua acompanhada de um design flexível e adaptável capaz de assimilar modificações e variações derivadas, de testes e experimentações das soluções implementadas.